Prepare-se para a Declaração de Imposto sobre a Renda 2022

Está chegando a hora de prestar contas com o Leão!


Falta definir muita coisa como do tipo formulários, datas para entrega, tabelas, limites, valores, conceitos, mas, uma coisa é: você precisará prestar contas sobre os seus rendimentos e patrimônio à Receita Federal. Portanto, é bom começar desde já. Como? Juntando documentação e informações.


Que tipo de documentos eu posso começar a juntar desde já?


Comece pela Documentação pessoal


Além dos documentos pessoais normais seus, você precisa ter documentos de outras pessoas que irão fazer parte da sua declaração como RG, CPF, certidões de casamento, divórcio, nascimento e óbito, se for o caso, assim como outros documentos legais.


Você teve Bens e valores? Fez algum Investimento?


Junte documentação referente a compra e venda de bens móveis e imóveis, gastos com reforma/ampliação desses imóveis, extratos de contas bancárias, aplicações financeiras e investimentos.


Quais foram os seus Rendimentos?


Junte a documentação de todos os rendimentos que teve em 2021 como rendimentos de trabalho assalariado (holerite, contra cheque), rendimentos relacionados a locação de bens e aplicações financeiras.


Você teve Gastos?


Junte toda a documentação relacionada a gastos com educação, despesas médicas e hospitalares.


Então, como disse no começo, ainda não temos todas as definições, mas, começando já você poderá saber de antemão o que precisa para preparar a Declaração.


E mais, desde já você poderá saber se poderá você mesmo(a) preencher a Declaração, ou se precisará da ajuda de um Contador especializado.


É sempre bom lembrar que, não é uma tarefa fácil atender a todos os detalhes exigidos pelo Fisco e, também, estar atento para não cair na terrível “malha-fina” que deixa muita gente apavorada. E, é claro, com a ajuda de um profissional, você terá uma orientação segura para aproveitar todos os benefícios que a legislação permite para pagar menos imposto e ter a restituição de valores pagos a maior durante o exercício.


Conte com a Eximium para fazer a sua declaração!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo